Com um formato dinâmico e atraente trazemos para a platéia informações sobre estilos, gêneros musicais e compositores da Música Popular, onde intercalamos a música com explicações objetivas, demonstrações nos instrumentos musicais e projeções em datashow. No palco uma banda com músicos profissionais, no telão imagens ilustrativas, no texto a história da música e para o público, cultura e divertimento. O tema do projeto pode ser encomendado de acordo com a instituição onde será a apresentação. No repertório atual encontram-se: “A história da Bossa-Nova” ou “A história do Blues, do Jazz e da Bossa-Nova e as relações entre estes estilos”.
Consiste em uma demonstração prática e dinâmica dos instrumentos musicais típicos de uma banda de música popular, onde cada músico/professor conta a história de seu instrumento, sua função dentro de um grupo e nos diversos gêneros musicais, ao mesmo tempo em que faz demonstrações práticas junto com a banda. No final desta apresentação é proposto ao público uma prática, onde pessoas que nunca tenham tocado um instrumento, terão a oportunidade de participar da experiência de executar uma música para o público, sob a supervisão dos orientadores presentes.
Este é um termo comumente usado entre músicos profissionais com referência ao trabalho de música ao vivo em casas noturnas. Considerado uma importante escola na formação do músico profissional, o trabalho na noite tem características bastante peculiares, como a necessidade de um repertório extenso e eclético, exigindo do artista conhecimento da obra de muitos compositores e de vários estilos musicais, uma boa comunicação com o público uma vez que este está geralmente muito próximo do artista por serem estas apresentações em espaços pequenos como bares, cafés e restaurantes, e muito jogo de cintura para lidar com as situações inusitadas que só a NOITE oferece.
A MPB tem vários exemplos de espaços e artistas que fizeram história na noite, como o famoso caso do Beco das Garrafas, bar em Copacabana onde tocou todo o pessoal da Bossa Nova.
O SESC e o Instituto de Artes se unem para também fazer história e apresentam o Projeto Tocando na Noite, onde professores/músicos do Instituto estarão lançando no mercado de trabalho da noite alunos que tem se destacado em seus cursos. O local escolhido é o CAFÉ COM BOLHAS, espaço inaugurado em julho deste ano e que vem se destacando nas noites de fim de semana com uma programação cultural diferenciada, ótimo atendimento e boa comida.
No primeiro momento do Projeto tivemos durante o mês de novembro de 2013 os professores Wendel Santos (teclado e voz) e Fernanda Correa (Voz e violão) apresentando os alunos cantores Lorena Martins, Camila Emanuelle, Bradley Martins, Hugo Pires e Gabriel de Moraes.